Maneiras naturais de desentupir o nariz
O nariz é um órgão importante pois ajuda na respiração, no olfato e no paladar. Quem nunca experimentou ficar resfriado, com o nariz entupido e os alimentos ficarem sem gosto? Pois isso é mais comum do que você pode imaginar.
Milhares de pessoas procuram auxílio médico todos os meses porque perderam o olfato e o paladar decorrente de um nariz tapado. A causa mais comum obstrução nasal são as infecções de via aérea superior:
- Gripes
- Resfriados
- Sinusite
- Rinite
Elas causam uma reação inflamatória intensa na mucosa que recobre toda a área interna do nariz, aumentando o número de vasos sanguíneos e o fluxo de sangue nesse local, deixando-a inchada, diminuindo a área de passagem de ar. Outra razão de tamparem o nariz é o aumento da produção de muco, secreção e catarro quando estamos com essas doenças.
Apesar de ser muito desconfortável, estar com o nariz entupido não é um grande risco para saúde, então os descongestionantes nasais vendidos em farmácias não devem ser usados de maneira rotineira. Apesar deles desentupirem o nariz com eficiência, eles podem viciar e causar o um efeito rebote, tampando mais ainda o nariz.
1- Lave o nariz com soro fisiológico
A lavagem nasal ajuda a limpar o nariz de duas maneiras, ajudando a remover as secreções produzidas em excesso quando estamos com o nariz irritado e ativa as células que realizam a limpeza nasal, que aumentam a velocidade do seu batimento ciliar, melhorando o “clearence” nasal. O sal que existe no soro fisiológico muda o pH da mucosa nasal e isso atrapalha a entrada de vírus e bactérias para dentro do nosso nariz.
2- Inalar vapor com ervas aromáticas
Fazer inalação já é ótimo para umidificar as vias respiratórias, mas podemos associar ervas aromáticas para potencializar seu efeito. Por exemplo o óleo essencial de eucalipto pode ser usado em pequena quantidade para ajudar a fluidificar a secreção nasal (3 gotas em 500ml de água fervente). Nunca exagerar, pois o excesso de perfume pode piorar inflamações como a rinite. A hortelã é outra erva naturalmente expectorante que pode ser usada em inalações, tanto com óleo essencial, como suas folhas podem ser adicionadas na água.
3- Umidificar a casa
Em épocas de tempo quente e seco você pode usar umidificadores elétricos ou espalhar bacias de água ou toalhas úmidas pela casa. O melhor horário do dia para utilizá-los é entre 12 e 18 horas, horário mais seco do dia, que melhora com o por do sol. Além de umidificar as vias respiratórias, isso ajuda a diminuir o número de partículas de poeiras que ficam no ar da sua casa, que você iria inalar e iriam irritar mais o seu nariz.
4- Beber bastante água
Não adianta muita coisa umidificar o ambiente, fazer inalação e não beber água. Lembre-se que a hidratação começa de dentro para fora. Beber 2 litros de água por dia ajuda a manter as mucosas nasais hidratadas e ajuda no desconforto da boca seca quando estamos com o nariz entupido. Aproveite para beber chás de ervas com propriedades descongestionantes, como a hortelã e o limão, ou anti-inflamatórias como a canela e o gengibre.
5- Tomar banho quente
O banho quente produz vapor de água, que, quando inalado, fluidifica as secreções, deixando-as mais fluidas. Com isso elas saem mais facilmente do nariz, melhorando a congestão nasal. Além disso nada como um banho quente para revigorar as energias depois de uma gripe ou resfriado.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!