Ouvido Inflamado: saiba evitar essas inflamações tão dolorosas
Ouvido inflamado é o termo usado para descrever vários tipos de otites, infecções que podem ocorrer dentro do nosso aparelho auditivo. Só quem já teve uma dessas inflamações sabe o incomodo que elas podem causar. Aprenda nesse texto como quais são os tipos dessas inflamações e como evita-las.
Otites podem ocorrer em todas as partes do nosso ouvido
O ouvido humano é dividido em 3 partes: ouvido interno, médio e externo. O ouvido pode ficar inflamado em todas as suas divisões e cada tipo de infecção tem suas características especificas, diferentes causas e formas de tratamento.
Otite Externa: Infecção do Ouvido Externo
O ouvido externo compreende a estrutura em formato de concha, que chamamos de orelha, e o todo o canal do ouvido que liga a área externa do ouvido ao tímpano. A inflamação dessa região pode ser causada por bactérias ou fungos, especialmente por manipulação intensa e em ambientes úmidos como piscina e praias.
A otite externa causa dor de ouvido intensa, piora com a movimentação da orelha, coceira, vermelhidão e, menos frequente, secreção no ouvido.
O tratamento da otite externa é feito com medicamento tópicos, como gotas antibióticas e anti-inflamatórios. Nos casos mais graves, o medico otorrinolaringologista pode prescrever medicamentos orais para ajudar na cura. Manter o ouvido seco e não introduzir objetos no canal do ouvido são formar eficazes de prevenção.
Otite Média: Infecção no Ouvido Médio
A orelha média é a uma cavidade de ar, rodeada por osso, que fica atras do nosso tímpano. Dentro dessa cavidade ficam os pequenos ossos da nossa audição. A otite externa pode er subdividida em diferentes tipos:
- Otite média Serosa ou Secretora: É o acumulo de liquido no ouvido médio sem sinais evidentes de infecção. É uma infecção comum em bebes e crianças, podendo ser assintomáticas ou causar leve dor de ouvido, pressão e sensação de ouvido tampado. O tratamento pode ser realizado com uso de descongestionantes, anti-inflamatório, ou mesmo pequenas cirurgias para inserção de tubos de ventilação, mas tudo depende da gravidade e da duração dos sintomas.
- Otite media aguda: Geralmente ocorre após uma gripe ou resfriado e causa dor intensa, febre, perda temporária de audição e, muitas vezes, secreção purulenta em ouvido. A grande maioria das vezes é causada por uma infecção viral, mas o tratamento com antibióticos deve ser realizado em casos de infecções bacterianas.
- Otite média crônica: Com mais de seis semanas de duração, decorrente de infecções de repetição repetidas ou otites médias agudas mal tratadas, esta condição pode levar a danos permanentes no ouvido como perfuração de tímpano e perda de audição. O tratamento pode envolver antibióticos orais e em gotas otológicas, além de procedimentos cirúrgicos para reparar o tímpano ou drenar líquidos de dentro do ouvido.
- Otite Média Adesiva: Nesta condição, devido a infecções crônicas do ouvido médio, o tímpano retrai tanto que se adere a estruturas mais internas do nosso ouvido, resultando em perda auditiva significativa. O tratamento dessa otite é embasado na causa das infecções e cirurgias reparadoras do ouvido podem ajudar.
Inflamação do Ouvido Interno – Labirintite
O ouvido interno é a parte do ouvido mais perto do nosso cérebro, onde estão localizados a cóclea (órgão responsável pela nossa audição) e o sistema vestibular, que engloba o vestíbulo e o labirinto (órgãos responsáveis pelo nosso equilíbrio).
A inflamação do ouvido acomete todos esses órgãos e causa a conhecida labirintite. Essa infecção pode causar sintomas como vertigem intensa, tontura, perda auditiva, náuseas e vômitos. Esta condição pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou mesmo processos autoimunes.
Para o tratamento da labirintite é necessário medicamentos para reduzir a inflamação, como corticosteroides, medicamentos para aliviar a tontura e antibióticos se a causa for bacteriana. A reabilitação vestibular, que se trata de uma fisioterapia para o labirinto ajuda a melhorar os sintomas agudos da doença e evita sequelas de desequilíbrio crônico.
Formas de prevenção do ouvido inflamado
- Diagnóstico precoce em bebes e crianças, que são especialmente vulneráveis a infecções no ouvido.
- Procurar um médico otorrinolaringologista em caso de dor de ouvido intensa, febre, perda auditiva ou secreção do ouvido.
- Evitar entrada de água fria nos ouvidos.
- Evitar deixar o ouvido molhado por longos períodos.
- Nunca inserir objetos no canal auditivo, mesmo hastes algodonadas.
- Tratar adequadamente infecções respiratórias.
- Evitar fumaça de cigarro.
As infecções dos ouvidos podem afetar qualquer idade e se não tratada corretamente pode levar a complicações sérias. Procure seu medico otorrinolaringologista rapidamente e seguir as medidas de prevenção pode ajudas na sua saúde auditiva.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!