,

Catarro Amarelo: o que significa e como tratar

A produção de catarro é constante no nosso organismo, mas pode incomodar bastante quando essa produção se torna exagerada. O catarro amarelo é apenas uma das variações desse sintoma comum e compreender suas características pode ser fundamental para identificar possíveis problemas de saúde e buscar tratamento adequado.

O que é o catarro

Antes de discutirmos sobre as cores que o catarro pode ter, é importante entender o que é o catarro em si. Catarro é uma secreção produzida pela mucosa que reveste todo o sistema respiratório, que se inicia no nariz e se expende pelos seios da face, garganta, laringe, traqueia e pulmões.

O catarro é formado majoritariamente por água, mas também glicoproteínas, células mortas, células do sistema imunológico (como os leucócitos), e muco produzido pelas glândulas mucosas. Sua consistência pode variar de fina e aquosa a espessa e pegajosa, dependendo da hidratação do corpo e da umidade do clima.

Sua função é proteger as vias aéreas, fazendo a umidificação da mucosa e capturando partículas de estranhas, como sujeiras, poeira, vírus e bactérias, ajudando a eliminação das mesmas do nosso corpo. O catarro é continuamente produzido por nosso corpo em quantidades relativamente pequenas em condições normais, no entanto, pode aumentar significativamente em caso de infecções ou irritações respiratórias, resultado em sintomas como tosse, congestão nasal e expectoração.

A cor do catarro e seu significados

O catarro pode mudar de cor e cada tonalidade pode indicar condições de saúde diferentes:

Transparente: O catarro transparente de consistência liquida, aquosa, geralmente está associada a crises de alergia respiratório, rinite alérgica ou a resfriados comuns Quando se torna mais espesso, como uma clara de ovo, pode significar uma inflamação viral, podendo variar de um resfriado, gripe, influenza e covid.

Esse tipo de cor de secreção não costuma ser motivo de preocupação, pois é uma resposta natural do corpo a presença de agentes irritantes;

Branco: Esse tipo de secreção é uma variação do catarro transparente. Não é comum em casos alérgicos, mas pode aparecer em irritações da mucosa devido a mudanças de tempo ou contato com fumaça. O catarro branco também é sinal de infecção viral, mas não é incomum estar associado a infecções bacterianas iniciais, como sinusite, bronquites, faringites e pneumonias;

Amarelo: O catarro amarelo surge quando aumenta a concentração de glóbulos brancos tipo neutrófilos na sua composição. Essas são células de defesa do nosso organismo e esse aumento pode significar a presença de uma infecção tanto viral como bacteriana das vias respiratórias, assim como sinusites ou como nas pneumonias;

Verde: Normalmente é mais espessa que o amarelo, o catarro verde significa que ele é uma secreção mais velha, mais desidratada, com maior concentração de glóbulos brancos tipo leucócitos, proteínas, células mortas da descamação do trato respiratório como resposta de uma infecção, podendo ver bacteriana ou viral;

Marrom: O catarro marrom pode ser aparecer como resultado da presença de sangue oxidado, mas esse não necessariamente um sinal de infecção mais grave. Pode também ser em decorrência do excesso de descamação da mucosa e acumulo de células mortas do trato, respiratório, por infecção por fungos, poluição ou fumaça de cigarro, por exemplo;

Avermelhado: O catarro avermelhado ou com raias de sangue pode ser assustador, pois indica sangue fresco saindo junto com o catarro, mas fique calmo pois pode ser apenas um vasinho de sangue que estourou no seu nariz. Qualquer tipo de irritação nasal pode causar a dilatação de uma veia nasal e ela pode se romper, sendo muito comum acontecer em crises de rinite, resfriados comuns e gripes.

Pode indicar problemas de saúde mais graves nos casos persistentes. Nesse caso não podemos excluir condições como tuberculoses ou até condições mais serias como câncer de pulmão.

Sintomas do excesso de catarro

O aumento da produção de muco geralmente é a resposta a uma infecção ou irritação do sistema respiratório. Independentemente de ser catarro verde ou amarelo, esse excesso de secreção leva a outros sintomas como:

  • Obstrução nasal (sensação de nariz entupido);
  • Coriza;
  • Tosse geralmente produtiva, mas pode ser seca também;
  • Espirros;
  • Dificuldade de respirar;
  • Irritação ou dor de garganta;
  • Sensação de catarro parado na garganta ou na parte posterior do nariz;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça.

Causas do Catarro Amarelo

O catarro amarelo é popularmente associado a infecções bacterianas, mas ele pode existir mesmo em quadros virais mais arrastados. Alguns dos principais causadores incluem:

  • Sinusite bacteriana aguda: Uma infecção dos seios da face que causa irritação nasal e produção excessiva de catarro;
  • Sinusite crônica: Infecção que acomete os seios paranasais onde os sintomas persistem por mais de 12 semanas e pode ter como seu único sintoma a produção exagerada de catarro vede ou amarelado;
  • Gripe: Inflamação viral, mais comum no outono e inverno, que cursa com sintomas como dor de cabeça, congestão nasal, secreção abundante, dor no corpo, podendo dar febre;
  • Bronquite bacteriana: É caracterizada por uma inflamação dos brônquios, frequentemente por resultado de uma infecção bacteriana;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica: Essa doença muda a arquitetura do pulmão, diminuindo a quantidade de alvéolos e deixando cavidades que começam a represar secreção amarelada. Geralmente está associada com o tabagismo;
  • Pneumonia: Inflamação nos pulmões que pode ser causada por diversos patógenos, inclusive por bactérias;

Asma: Doença mais comum até os 12 anos de idade, mas pode estar presente e ser severa na idade adulta, que ainda causa morte de aproximadamente três mil pessoas por ano no brasil.

Tratamento do catarro amarelo

Para tratar não apenas o catarro amarelo, mas qualquer tipo de catarro, temos que saber o que desencadeou sua produção exagerada e trata-la. Isso pode inclui:

Antibióticos: O seu médico otorrinolaringologista pode prescrever antibióticos se ele contatar que a causa do catarro amarelo for uma infecção bacteriana como uma sinusite, bronquite ou pneumonia.

Descongestionantes: Esse medicamento pode ser usado em forma de gotas nasais, xaropes ou comprimidos para atenuar a congestão nasal e pode ser útil para reduzir a produção de catarro e aliviar os sintomas. Uma única preocupação é o que a forma de gota nasal pode causar vicio então não deve ser usada por mais que cinco dias consecutivos.

Antialérgicos: Os antialérgicos devem ser usados no caso de rinites, alergias e asma de fundo alérgico para tratamento tanto das crises como prevenção de novos casos.

Anti-inflamatórios: Esse remédio deve ser usado nos casos de irritação da mucosa respiratória, em casos de infecções virais ou associados com outras medicações como os antibióticos nos casos de infecções bacterianas.

Expectorantes: Muito utilizado em pessoas com tosse produtiva de origem pulmonar, essas medicações ajudam a fluidificar o catarro o que facilita sua eliminação do pulmão.

Lavagem nasal: A irrigação nasal com solução salina é de extrema importância nos casos de infeções de origem nasal, pois retira mecanicamente a secreção que está ali parada no nariz e nos seios paranasais.

Inalação: É uma ferramenta bem interessante nos casos de excesso de muco não apenas de origem pulmonar, mas de toda a via respiratória, fluidificando sua consistência e diminuindo os sintomas associados. Podem ser realizadas apenas com soro fisiológico, ou com medicações associadas, a depender da doença que se pretende tratar.

Hidratação: Beber bastante liquido ajuda a diluir o catarro o que facilita de ser expelido, além de lavar a garganta e ajudar a aumentar nossa imunidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *