Pólipo nasal: o que é, sintomas e tratamento
Pólipo nasal, também conhecida como carne esponjosa é uma doença mais comum em adultos que pode ter origem alérgica ou genética.
O que é o pólipo nasal?
Nada mais é que o crescimento exagerado da mucosa nasal, camada que reveste a parte de dentro do nariz. Pode haver o aumento da concentração de água, células, enzimas e marcadores de inflamação que fazem com que essa estrutura encha assim como uma bexiga.
Sintomas pólipo nasal
- Obstrução nasal unilateral
- Secreção nasal
- Sangramentos unilaterais
- Dor de cabeça
- Dor e inchaço no olho
- Alteração no olfato
- Diminuição do paladar
- Dor de dente
- Inchaço e distorção da face
Existem algumas doenças que podem causar pólipos dentro do nosso nariz, mas vamos listar as 3 mais comuns:
- Polipose nasal (saiba mais em https://www.oto-sp.com.br/polipose-nasal/)
- Polipo de Killian
- Papiloma invertido
O pólipo de Killian
Killian é uma região na junção entre a faringe e o nariz. Não se sabe ao certo o porquê os pólipos de Killian surgem, mas algumas hipóteses são devido a inflamações crônicas como sinusites, rinites e resfriados de repetição, ou mesmo fatores genéticos e familiares para o aparecimento dos mesmos. Ele é classificado como um tumor benigno, não canceroso.
O pólipo de Killian geralmente aparecem como lesões únicas e unilaterais e podem causar sintomas parecidos de uma sinusite, além dos sintomas já citados. Através de exames como a vídeo nasofibroscopia, pode-se visualizar uma massa de cor rosa na cavidade nasal, muitas vezes associada a secreção purulenta.
Outro exame importante de ser realizado é a tomografia computadorizada dos seios da face.
O tratamento do pólipo de Killian é remoção cirúrgica de todo o tumor, atualmente por cirurgia endonasal com axilio de endoscópios, com anestesia geral em hospital. Normalmente não há necessidade de cortes ou cicatrizes por fora do nariz, com recuperação rápida e baixo índice de complicação.
O Papiloma Invertido
Ele é um pólipo que cresce na parte lateral do nariz e dentro dos seios maxilares e, apesar de seus sintomas serem bem parecidos com os do pólipo de Killian, seu comportamento clinico é muito mais agressivo. Apesar de ser um tumor benigno, ele é capaz de malignizar em 5 a 15% dos casos, por isso a importância de um diagnóstico correto.
Há uma teoria que ele poderia surgir após uma infecção com o vírus HPV (human papiloma vírus) do sorotipo tipo 6 e 11, mas sua origem ainda é incerta. Em homens ele é 3 vezes mais frequente que em mulheres, principalmente entre a quinta e sexta década de vida.
No exame físico as vezes não é possível visualizar, mas é bem mais fácil através da realização do exame de vídeo nasofibrolaringoscopia. É um tumor polipoide irregular, lobulado, firme e não translúcido. Seu tratamento também é através da remoção de todo pólipo e tecido suspeito associado por uma cirurgia endonasal com ajuda de endoscopia.
A cirurgia é feita com anestesia geral em centro cirúrgico de hospital, com a realização de biopsia de todo o material retirado durante a cirurgia devido a chance de se tornar canceroso. A recuperação da cirurgia é rápida, sem necessidade de cicatrizes aparentes ou cortes por fora do nariz, com baixos índices de complicação pós operatória, porém com grande chance de recorrência (25%).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!