Cigarro causa sinusite crônica
Diversos estudos afirmam que o tabagismo aumenta o risco de desenvolver sinusite crônica uma doença que afeta 500 mil indivíduos apenas na cidade de São Paulo.
Na fumaça do cigarro nos expõe a mais de 4 mil agentes tóxicos, como a nicotina, monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído e acroleína. Segundo o inca, o fumante passivo inala uma fumaça que contém até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.
Esses agentes do tabaco desencadeiam uma série de alterações na mucosa que reveste o nariz por dentro:
- Diminui o mecanismo natural de limpeza nasal
- Acumula impurezas;
- Irrita a mucosa nasal;
- Congestão e obstrução nasal;
- Coriza e formação de secreção nasal;
- Enfraquece o sistema imune;
- Acresce os fatores inflamatórios do sangue;
- Provoca metaplasia da mucosa olfatória, que pode até levar à formação de câncer.
Fumaça de cigarro piora a função nasal podendo levar a uma sinusite crônica. A sinusite crônica, apesar não ser uma doença grave, diminui a qualidade de vida assim como outras doenças crônicas como a asma e a doença cardíaca.
Ela pode levar a depressão, diminuição da função cognitiva, ansiedade e distúrbios do sono. Os sintomas sinusite crônica duram mais de 12 semanas e os mais comuns são:
- Dor/pressão facial
- Obstrução nasal
- Secreção nasal purulenta que pode escorrer na garganta
- Diminuição do olfato
- Mal hálito
- Tosse
- Fadiga
- Dor nos dentes superiores
- Dor/pressão nos ouvidos
Como consequência, pesquisadores concluíram que fumar ou conviver com alguém que fuma, está associado a um maior número de dias perdidos de trabalho/ escola em pessoas com sinusite e rinite.
Além disso, 443 pessoas morrem a cada dia por causa do tabagismo no Brasil. R$125.148 bilhões são os custos dos danos produzidos pelo cigarro no sistema de saúde e na economia e 161.853 mortes anuais poderiam ser evitadas.
Quanto às mortes anuais atribuíveis ao tabagismo: 37.686 correspondem à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 33.179 à doenças cardíacas, 25.683 a outros cânceres, 24.443 ao câncer de pulmão, 18.620 ao tabagismo passivo e outras causas, 12.201 à pneumonia e 10.041 ao acidente vascular cerebral (AVC).
Existe tratamento para a sinusite crônica. Um médico otorrinolaringologista deve ser consultado, pois ele é o especialista em sinusite. Pode ser usado e até cirurgias estão indicadas. Retirar os fatores que podem causar a sinusite é muito importante, por isso o primeiro passo é parar de fumar.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!